Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mais de 300 operacionais e 10 meios aéreos combatem incêndio no sopé da Serra do Montejunto

ANPC 2

Mais de 300 operacionais e 10 meios aéreos estão hoje a combater um incêndio no sopé da Serra do Montejunto, no concelho do Cadaval, disse à agência Lusa fonte do Sub-Comando de Operações de Socorro do Oeste. A mesma fonte informou que o fogo deflagrou pelas 13h51 na localidade de Espinheira, perto de Rocha Forte, na base da Serra de Montejunto, e está a consumir uma zona de eucaliptos e pinheiros. Os Bombeiros Voluntários da Lourinhã disponibilizaram 10 operacionais e quatro veículos para esta operação.

O incêndio possui uma frente activa que os bombeiros voluntários estão a tentar dominar, mas o vento está a dificultar o combate às chamas, adiantou a mesma fonte. Pelas 16h10 estavam no local 10 meios aéreos, 346 operacionais e 95 veículos. O fogo não ameaça casas, nem outros bens materiais.

Há uma semana, um outro incêndio registado nesta zona do concelho do Cadaval consumiu 40 hectares de mato e eucalipto na Serra do Montejunto, perto da localidade do Cercal, tendo mobilizado cerca de duas centenas de bombeiros e sete meios aéreos.

Em declarações à Antena 1, o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, estranha que este incêndio seja o segundo que ocorre nesta zona do concelho, numa altura em que não há condições climatéricas que o justifiquem. Tendo entrado numa fase de contenção e rescaldo, o autarca sublinhou que “a principal preocupação dos bombeiros nesta altura é que o incêndio se repita, porque é a segunda vez que na mesma zona deflagra um incêndio, num dia em que não há calor e há vento”, sendo que “a probabilidade de fogo-posto é muito grande”.

Texto: ALVORADA com Lusa e Antena 1