Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Projecto digital da NOVA IMS para a OesteCIM vence prémio internacional nos Estados Unidos da América

Premio OesteCIM EUA

O projecto Smart Region, concebido pelo NOVA Cidade - Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS) para a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, foi distinguido entre mais de 100 mil entidades pela Esri, entidade líder mundial em software de sistema de informação geográfica (SIG), inteligência de localização e mapeamento. O prémio foi anunciado na cerimónia especial de SAG Award, durante a Esri User Conference em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos da América, que decorre até amanhã.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a OesteCIM refere que “o Oeste Smart Region, gémeo digital criado pela NOVA IMS, é uma plataforma analítica integrada de inteligência territorial que oferece capacidades de recolha, armazenamento, processamento e análise de dados, disponibilizando capacidades analíticas nas vertentes descritiva, preditiva e prescritiva”. Este ‘gémeo digital’ concebido pela NOVA IMS foi implementado na OesteCIM sobre tecnologia ESRI, integrando os seus 12 municípios e promovendo a criação de um modelo de governança regional ‘data-driven’, ou seja, assente na gestão de informação, “capaz de suportar a criação de um verdadeiro centro de inteligência territorial promotor de uma mudança de paradigma no planeamento e gestão territorial baseada em factos”.

Segundo Miguel de Castro Neto, coordenador do projecto e director da NOVA IMS, “o Smart Region nasce da experiência em construção de cidades inteligentes e sustentáveis adquirida pelo NOVA Cidade - Urban Analytics Lab nos últimos anos, que permitiu desenhar um modelo de gémeo digital capaz de responder aos novos desafios dos territórios e comunidades, que testamos, com inquestionável sucesso, na região do Oeste. Demonstramos em ambiente real que a transformação digital pode responder aos grandes desafios sociais que enfrentamos e que a ciência dos dados e a inteligência artificial estão já hoje ao serviço das pessoas e a suportar políticas públicas data-driven”. Já Paulo Simões, secretário-executivo da OesteCIM, salienta que “a emergência da dupla transição verde e digital, em paralelo com a procura do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, que são o foco da acção autárquica, impõem um novo modelo de desenho, execução, monitorização e avaliação de políticas públicas que o gémeo digital do Oeste desenvolvido no contexto do projecto Smart Region veio colocar ao serviço da nossa comunidade, dando assim um contributo inquestionável para a construção da coesão territorial”.

Todos os anos a Esri reconhece mundialmente os projectos mais inovadores e diferenciadores através do Special Achievment in GIS (SAG) Award e, em 2023, seleccionou este projecto da NOVA IMS desenvolvido na OesteCIM.

Texto: ALVORADA com comunicado da OesteCIM
Fotografia: OesteCIM