Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Associação Zero insta o Governo a criar a Reserva Natural da Lagoa de Óbidos

Lagoa de Obidos 11

A Associação Zero propôs hoje a criação da Reserva Natural da Lagoa de Óbidos, que se reparte pelos concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos, num comunicado emitido a propósito da celebração do Dia Nacional da Conservação da Natureza.

A Zero refere que Portugal tem três objectivos centrais como transformar pelo menos 30% da superfície terrestre e marinha da Europa em áreas protegidas geridas de forma eficaz, sendo que 10% da área com elevado valor em termos climáticos e de biodiversidade deve ter protecção estrita. Melhorar o estado de conservação ou a tendência de, pelo menos, 30% das espécies e habitats protegidos da UE que não se encontram actualmente em estado favorável é outro objectivo. A Zero, diz a propósito da efeméride que a conservação da natureza e da biodiversidade “não parece ser uma matéria prioritária na acção” do Governo, embora tenha condições para cumprir políticas, objectivos e prazos, nacionais e internacionais.

Entre outras medidas a Zero propõe que se inventarie e proponha a classificação de áreas, que se amplie os parques naturais das Serras de Aire e Candeeiros e do Tejo Internacional, e ainda a ampliação da Paisagem Protegida da Serra do Açor, e a criação da Paisagem Protegida da Serra do Mira (Beja/Ferreira do Alentejo) e das Reservas Naturais do Estuário do Mondego (Figueira da Foz) e da Lagoa de Óbidos (Caldas da Rainha e Óbidos).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)