Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Secretário de Estado do Turismo regressou ao Bombarral para inaugurar o Festival do Vinho e Feira da Pêra Rocha

Festival do Vinho 2023 inauguracao

O Governo, através do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, marcou presença na inauguração oficial do 38º Festival do Vinho Português e 28ª Feira Nacional da Pêra Rocha, certame que decorre entre quinta e terça-feira no Bombarral. O evento volta a decorrer na Mata Municipal do Bombarral, como acontece desde a primeira edição, pretendendo promover dois dos principais produtos agrícolas do concelho.

A convite da edilidade bombarralense, participaram na sessão inaugural diversos autarcas da região, entre os quais os presidentes de câmara da Lourinhã, João Duarte Carvalho, do Cadaval, José Bernardo Nunes, e de Alenquer e simultaneamente do conselho intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, a par dos deputados socialistas oestinos João Nicolau e Jorge Gabriel Martins. Na ocasião, o edil anfitrião Ricardo Fernandes, catalogou o certame como “evento de categoria nacional que promove dois produtos reconhecidos internacionalmente pela sua elevada qualidade produzidos na região Oeste e em particular no concelho do Bombarral”.

Já Nuno Fazenda frisou que fez este regresso à vila bombarralense “com enorme gosto” porque, entre outras razões, “ter sido aqui que tive o meu primeiro grande desafio profissional, onde tive o privilégio e gosto de viver e de trabalhar”, onde dirigiu o Hotel Comendador. O governante destacou ainda, na ocasião, que este evento “valoriza o nosso turismo”, num momento em que temos “o melhor semestre de sempre” da história, com crescimento em vários indicadores de procura e “em todas as regiões”. “A região do Oeste é precisamente uma região que dá um contributo” para os objectivos governamentais, frisou.

O certame conta com cerca de 80 expositores, dos quais 25 ligados ao sector vitivinícola e três da área frutícola. Há ainda o ‘Espaço Pêra’ onde estão representados vários produtores de pêra rocha. São duas as empresas do concelho da Lourinhã que marcam presença no evento, segundo referiu a organização ao ALVORADA: a Adega D’Arrocha e a ERA Imobiliária Lourinhã/Bombarral. O nosso concelho estará ainda representado pela AGEO - Associação Geoparque Oeste, cuja sede passou recentemente da Lourinhã para a vila bombarralense, onde foi inaugurado o CIGO - Centro de Interpretação Geoparque Oeste. Há ainda outras instituições regionais ligadas à agricultura que voltam a estar presentes nesta iniciativa, como a Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha e a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

O Município do Bombarral, enquanto entidade organizadora, destaca o programa de animação musical, com arruadas e actuações musicais de artistas de vários estilos, que vão desde o fado à música tradicional portuguesa. Destaque, neste âmbito, para os concertos da Banda Xeques Orquestra, que abriu o programa de ontem à noite, ProfJam (esta sexta-feira), Cuca Roseta (sábado), Rita Guerra (domingo), João Pedro Pais (segunda-feira) e Toy (terça-feira). O sábado fica ainda marcado pela 'Wine and Pear Party' promovida pelo Rotary Club do Bombarral.

No decorrer do certame, os visitantes têm novamente a oportunidade de degustar alguns vinhos produzidos nas várias regiões vitivinícolas do país. A oferta gastronómica é preenchida com quatro restaurantes, dois dos quais de associações do concelho, mais concretamente do Círculo de Cultura Musical Bombarralense e do Sport Clube Escolar Bombarralense, a par de outros pontos gastronómicos mais pequenos distribuídos pelo certame. Ainda no que à gastronomia diz respeito, o festival volta a contar com ‘showcookings’, no Espaço Gourmet, onde os ‘chefs’ presentes vão apresentar propostas, privilegiando o vinho e a pêra rocha entre os ingredientes principais. O certame conta ainda com a criação de um espaço infantil, bem como uma zona de fraldário e de amamentação. A organização salienta, ainda, pelo segundo ano, o serviço de 'Wine Pickup', onde os visitantes que adquiram vinho nos stands representados no evento, podem solicitar que o mesmo seja transportado por assistentes para um ponto de recolha fora do recinto, para, posteriormente, ser levantado de forma gratuita.

O ingresso diário para o Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pêra Rocha tem o custo de quatro euros. Já o ingresso para os seis dias do certame para residentes no concelho custa 15 euros, sendo obrigatória a apresentação de comprovativo de morada. Para os restantes visitantes o passe tem o custo de 20 euros. As entradas são gratuitas até aos 16 anos (inclusive) mediante apresentação do Cartão do Cidadão. No primeiro dia do certame as entradas foram livres para residentes no concelho do Bombarral.

São esperados este ano pela Câmara Municipal do Bombarral entre 30 a 40 mil visitantes.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA