Hospitais devem actualizar informação para garantir correcto encaminhamento dos utentes
- Sociedade
- 02/11/2023 22:13
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) apelaram hoje às unidades de saúde para actualizarem a informação sobre horários de funcionamento no Sistema Integrado de Informação de Prestadores para garantir o correcto encaminhamento dos utentes.
Este apelo surge após o director de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Central ter alertado para falhas na Linha SNS 24 no reencaminhamento das crianças, revelando que o Hospital D. Estefânia recebeu hoje um bebé de Almada, estando a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta aberta durante o dia.
Contactados pela agência Lusa, os SPMS explicaram que a triagem telefónica é sempre feita por enfermeiros e obedece a algoritmos clínicos, que visam em primeiro lugar a segurança do utente. “Em caso de necessidade de reencaminhamento para uma Unidade de Saúde, o SNS 24 usa a informação disponível no Sistema Integrado de Informação de Prestadores (SIIP), que deve ser actualizado pelos respectivos prestadores, para garantir o correcto encaminhamento dos utentes”, adiantam numa resposta escrita. Assim, acrescentam, “um utente pode ser reencaminhado para um hospital ou unidade de saúde fora da sua zona de residência, com base na informação disponibilizada no SIIP ou caso o utente se encontre fora da sua residência no momento do telefonema”.
A Linha SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas desde o início do ano e apela aos cidadãos que, em caso de doença aguda não emergente, ligue sempre 808 24 24 24. “O SNS 24 é, e deve ser, a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde”, salienta, frisando que, através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o cidadão é devidamente avaliado e orientado de acordo com os sintomas apresentados. Em 2022, a linha teve o maior número de atendimentos de sempre, com mais de 9 milhões de chamadas. Este ano já atendeu cerca de 1.463.000 chamadas.
Texto: ALVORADA com agência Lusa