Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Protecção Civil realiza hoje exercício público de preparação para risco sísmico

aterratreme2021

A Protecção Civil realiza hoje um exercício público de sensibilização para o risco sísmico, uma acção que dura um minuto e compreende a realização de três gestos: baixar, proteger e aguardar.

O exercício, denominado 'A Terra Treme' (www.aterratreme.pt), vai acontecer às 11h14 de hoje, é organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, e visa capacitar a população a saber como agir em caso de sismo.

A ANEPC pretende com esta iniciativa dar a conhecer à população o que “fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoprotecção a adoptar”.

Segundo a Protecção Civil, o exercício compreende “a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.

A ANEPC indica que a acção se desenrola durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou colectivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os três gestos de autoprotecção: baixar, proteger e aguardar.

Em todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Protecção Civil (CREPC) e os Comandos Sub-regionais de Emergência e Protecção Civil da ANEPC vão, em parceria com as comunidades educativas locais, corpos de bombeiros, Serviços Municipais de Protecção Civil e os demais agentes de protecção civil promover acções de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoprotecção, bem como a realização do exercício 'A Terra Treme'.

Embora a iniciativa tenha expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a Direcção-Geral da Educação (DGE) e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), promove um evento principal na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Câmara Municipal da Lourinhã (arquivo)