Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Portugal continental com nível muito elevado de pólenes na atmosfera

spaic

Os níveis de pólenes na atmosfera vão estar elevados em Portugal continental até pelo menos à próxima quinta-feira, indica o último boletim polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

O pólen presente no ar no continente tem origem essencialmente das árvores cipreste e pinheiro, mas também do sobreiro e azinheira oliveira e até de ervas.

As previsões até 18 de Abril indicam concentração de pólen no ar num nível elevado em Vila-Real (região de Trás-Os-Montes e Alto Douro), Porto (Entre Douro e Minho), Coimbra (Beira Litoral), Castelo Branco (Beira Interior), Lisboa (Lisboa e Setúbal), Évora (Alentejo) e em Faro (Algarve).

Na região de Lisboa e Setúbal, a concentração de pólen na atmosfera encontra-se num nível elevado, com predomínio dos grãos de pólen das árvores pinheiro, carvalhos, sobreiro e azinheira e das ervas gramíneas, azeda, tanchagem, urtiga e urticáceas (inclui a parietária).

Já no Porto predominam os grãos de pólen das árvores cipreste, pinheiro, bétula, carvalhos e sobreiro e das ervas gramíneas, azeda, urtiga e urticáceas.

A previsão para os arquipélagos dos Açores e Madeira indica, em ambos, uma semana com concentrações baixas.

No Funchal (região autónoma da Madeira), a concentração de pólen na atmosfera está num nível baixo com predomínio dos pólenes das árvores cipreste e pinheiro e também das ervas gramíneas, tanchagem e urticáceas.

Em Ponta Delgada (região autónoma dos Açores), também num nível baixo de concentração de pólen, predominam os pólenes das árvores plátano e cipreste e também das ervas gramíneas, urtiga e urticáceas.

O boletim polínico revela semanalmente os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Texto: ALVORADA com agência Lusa