Comunidades portuguesas nos EUA esperam atrair juventude às celebrações do Dia de Portugal
- Categoria: Sociedade
- 14/04/2024 16:30
Várias comunidades portuguesas nos Estados Unidos preparam já as celebrações do Dia de Portugal e esperam atrair as novas gerações para os eventos comemorativos, indicou à Lusa a presidente da associação 'New York Portuguese American Leadership Conference' (NYPALC).
"A nossa missão é continuar a mobilizar os jovens para os nossos eventos e fazer com que se envolvam com a comunidade. Só assim é que a nossa cultura poderá continuar a ser difundida: com o regresso da juventude", defendeu a lusodescendente Crystal Fernandes, presidente da NYPALC, que representa as várias associações, organismos e clubes comunitários da comunidade portuguesa em Nova Iorque.
Com esse objectivo em mente, a NYPALC tem já em preparação o desfile do Dia de Portugal, agendado para 9 de Junho em Mineola, vila no estado de Nova Iorque que é presidida pelo luso-americano Paulo Pereira.
"O desfile do Dia de Portugal em Mineola está a cerca de dois meses de distância (…). Espalhe a palavra para todos os clubes e organizações que possam estar envolvidos. Podem participar e fazer um carro alegórico, caminhar ou conduzir com a bandeira do seu clube, dançar com o seu rancho e/ou vir com um carro alegórico de negócios. Todos são bem-vindos", escreveu a NYPALC na sua página na rede social Facebook, lançando o apelo à participação da comunidade.
O mestre de cerimónias será precisamente o 'mayor' de Mineola, Paulo Pereira, que disse à Lusa que a primeira edição aconteceu em 2014 e que é agora o único desfile alusivo ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no estado de Nova Iorque.
Em Mineola, uma vila com cerca de 20 mil habitantes, dos quais cerca de 15% são portugueses ou lusodescendentes ou luso-americanos, a festa não se ficará pelo desfile, sediando ainda uma série de comemorações organizadas pelo Centro Português de Mineola e que englobará muita música e comida tradicional portuguesa. Além do desfile, também a ponte Governador Mario M. Cuomo, a mais longa do estado de Nova Iorque, voltará este ano a ser iluminada com as cores da bandeira nacional em comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Tal como já aconteceu no ano passado, a iniciativa partiu também da NYPALC e está agendada para 22 de Junho, com a realização ainda de um piquenique. "Temos a esperança de, tal como no ano passado, atrairmos muitas pessoas a este evento. As famílias poderão trazer as suas crianças e passar um bom momentos em conjunto com a comunidade", disse à Lusa Crystal Fernandes.
Esta será a segunda vez que a ponte que atravessa o rio Hudson e liga os condados de Rockland e Westchester será iluminada de verde e vermelho para marcar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se celebra a 10 de Junho, depois de uma iniciativa semelhante no ano passado, que, além da iluminação da infraestrutura, contou com uma cerimónia de hasteamento de bandeiras.
Já em Newark, no estado de Nova Jérsia, o cartaz para as comemorações do Dia de Portugal já foi apresentado, arrancando a 18 de Maio com um Festival de Folclore no Ironbound Stadium. Segue-se uma gala do Dia de Portugal a 23 de Maio, na Casa Seabra, e uma cerimónia de içar da bandeira a 1 de Junho, no edifício da Câmara Municipal de Newark, além de uma missa dedicada à efeméride no dia 5 de Junho, na Catedral de Newark. Já o 'Festival do Dia de Portugal' estender-se-á pelo fim de semana de 7 a 9 de Junho, com uma série de concertos, eventos e actuações e que culminará com o grande desfile na Ferry Street - também conhecida como o coração do ‘Little Portugal’ devido à significativa comunidade portuguesa lá residente. Tradicionalmente, as ruas de Newark recebem uma enchente de pessoas, maioritariamente portugueses vestidos a rigor com as cores da bandeira nacional, para assistir ao desfile do Dia de Portugal.
Texto: ALVORADA com agência Lusa