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5G: Processo de migração da TDT termina na sexta-feira segundo ANACOM

tdt

O processo de migração da televisão digital terrestre (TDT), essencial para o desenvolvimento do 5G, termina na sexta-feira, anunciou hoje o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete de Matos. O responsável falava na Comissão Parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito de uma audição sobre o regulamento do leilão do 5G, a requerimento do CDS-PP.

"Na próxima sexta-feira completa-se a migração" da TDT, "libertando assim a faixa dos 700 megahertz que é uma das faixas que será disponibilizada" para quinta geração móvel, disse o presidente da ANACOM. "É um processo que termina na Madeira", acrescentou.

João Cadete de Matos adiantou que durante o processo de migração da TDT, a ANACOM recebeu "mais de 105 mil chamadas de apoio" e teve cerca de cinco mil pessoas que pediram apoio para fazer as suas sintonias. "O processo do leilão está a decorrer de acordo com o calendário", tendo sido verificadas as qualificações dos candidatos, disse, entrando agora "na fase seguinte das licitações". As licitações têm duas fases: uma para novos entrantes e outra principal. "Contamos que durante o mês de Janeiro, dependendo do número de rondas, ter o leilão concluído", acrescentou, salientando que o durante o primeiro trimestre serão atribuídas as licenças.

Recorde-se que a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações procedeu, no passado dia 24 de Agosto, com a ressintonia do emissor de Montejunto, ao processo de migração da rede TDT - Televisão Digital Terrestre que abrange a área dos concelhos da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Recorde-se que este processo, iniciado a 7 de Fevereiro para a Região 3 (onde está inserida a região Oeste) foi suspenso a 13 de Março, devido a constrangimentos associados à pandemia de Covid-19. Este serviço disponibiliza gratuitamente os canais RTP1, RTP2, RTP3, RTP Memória, TVI e ARTV. A ANACOM assegurou que não é necessário substituir ou reorientar antena, trocar o televisor ou o descodificador, nem tem que ser subscrito nenhum serviço de televisão paga. O emissor do Montejunto, que ainda funcionava no canal 49, foi sintonizado no canal 48.

A terceira fase da migração da rede de emissores da TDT começou com a alteração do emissor de Cheleiros, em Sintra. No total foram alterados 79 emissores. Para além da ressintonia do emissor do Montejunto, foram também operadas alterações nos restantes emissores existentes na nossa região: Torres Vedras, Alenquer, Peniche, Caldas da Rainha, Óbidos, Nazaré Centro, Sítio da Nazaré e Alcobaça.

Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 102), a funcionar diariamente das 9h00 às 22h00. A ANACOM disponibilizou, ainda, um folheto e um vídeo informativos, que explicam todo o procedimento de transição. Mas nem todos os utilizadores de TDT foram abrangidos neste processo. As pessoas sabem que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem. “Quando o ecrã da televisão ficar negro apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora. É um processo simples. A ANACOM teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir”, informa a instituição pública. Caso não consiga fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita. Mas deixa o alerta: “a ANACOM só irá a casa de quem ligar para o 800 102 002 e se na sequência desse contacto for feito o agendamento da visita. Se a pessoa nunca ligou para este número e aparecer alguém a bater-lhe à porta a dizer que é da ANACOM e que vai fazer a sintonia dos equipamentos, há que ter cuidado e não abrir a porta, porque não serão técnicos da ANACOM”.

Os consumidores receberam este ano, pelo correio, uma carta-aberta da ANACOM, onde foram explicadas as razões para este processo, que é da responsabilidade do detentor e operador da rede, a MEO. “É importante que saiba que a TDT chega a 100% da população, pelo que todas as pessoas podem ver televisão gratuita”, recordava na ocasião a instituição pública.

Texto: ALVORADA com agência Lusa