Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas: ANAFRE aponta 26 de Setembro ou 10 de Outubro para as eleições

eleicoes autarquicas de 2021

A ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias defendeu hoje que as autárquicas deverão realizar-se em 26 de Setembro ou em 10 de Outubro, durante uma reunião por videoconferência com o Governo tendo em vista a marcação das eleições.

O Governo ouviu hoje de manhã a ANAFRE e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para marcar a data das eleições autárquicas, estando a receber durante a tarde os partidos políticos com assento parlamentar.

Fonte da ANAFRE afirmou à Lusa que a associação defendeu a realização das autárquicas ou em 26 de Setembro ou em 10 de Outubro, descartando a outra data possível, 3 de Outubro. “A ANAFRE foi da opinião que 3 de Outubro não faz sentido devido à grande possibilidade de aumento da abstenção devido à possibilidade de ponte” por causa do feriado de 5 de Outubro, destacou. Por outro lado, apesar de considerar ser “indiferente” a escolha de 26 de Setembro ou 10 de Outubro, “mesmo assim, e tendo como referência o Verão passado, em que a pandemia [de Covid-19] baixou substancialmente, talvez seja preferível [a escolha de] 26 de Setembro”, acrescentou, salientando, contudo, que é ao Governo que cabe agora a marcação da data.

Segundo uma nota do Ministério da Administração Interna (MAI), o ministro Eduardo Cabrita e a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que tutela as autarquias, reuniram-se esta manhã, por videoconferência, com os representantes dos municípios e das freguesias. À tarde, as reuniões para a marcação das eleições prosseguem na Assembleia da República, com audições aos partidos com representação parlamentar: Chega (14h30), Iniciativa Liberal (15h00), Partido Ecologista Os Verdes (15h30), PAN (16h00), CDS-PP (16h30), PCP (17h00), BE (17h30), PSD (18h00) e PS (18h30).

Em Portugal existem 308 municípios e 3.091 Juntas de Freguesia. As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para entre 22 de Setembro e 14 de Outubro, de acordo com a lei.

Texto: ALVORADA com agência Lusa