Apoio ao cabaz alimentar alargado a todas as famílias que recebem prestações sociais
- Sociedade
- 11/04/2022 10:34
O Governo anunciou hoje o alargamento do apoio ao cabaz alimentar, de 60 euros mensais, a todas as famílias titulares de prestações sociais, face ao actual regime que abrangia apenas as que tinham tarifa social de electricidade.
Em conferência de imprensa hoje, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, explicou que o Governo iria avançar para um "alargamento do universo de beneficiários face ao definido" das medidas de apoio ao preço do cabaz alimentar a todas as famílias titulares de prestações sociais mínimas.
Questionada sobre a margem para ajustamento do valor, a governante disse que "estará sujeito a avaliação conforme a situação evoluir. Quando aprovámos dissemos que depois faríamos uma avaliação", frisou.
Mariana Vieira da Silva precisou que em Abril será pago o apoio que já estava decidido e que o alargamento ocorrerá no mês seguinte.
O Governo anunciou também o alargamento das medidas de apoio à aquisição de botija de gás, no valor de dez euros, a todas as famílias titulares de prestações sociais mínimas.
O apoio extraordinário para as famílias mais vulneráveis foi criado pelo Governo com o objectivo de compensar o aumento nos preços dos bens alimentares de primeira necessidade, devido ao conflito na Ucrânia. Até agora apenas tinham direito ao apoio ao preço do cabaz as famílias abrangidas pela tarifa social de electricidade em Março, mês em que o número de beneficiários abrangidos era nesse mês de 762.320.
Texto: ALVORADA com agência Lusa