Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Transmissibilidade elevada mas com impacto reduzido nos internamentos e mortalidade

Covid 19 7

O coronavírus que causa a Covid-19 mantém uma “transmissibilidade muito elevada” em Portugal, mas o impacto da pandemia nos internamentos e na mortalidade geral é reduzido, avança o relatório semanal sobre a situação epidemiológica hoje divulgado.

A análise dos indicadores indica que a “epidemia de Covid-19 mantém uma transmissibilidade muito elevada, com tendência estável”, adiantam a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que aconselham a manutenção da vigilância epidemiológica e das medidas de protecção individual nos grupos de maior risco, assim como a vacinação de reforço.

Relativamente à mortalidade específica por Covid-19, regista um valor de 25,1 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que revela uma tendência decrescente, mas que continua a ser superior ao limiar de 20,0 mortes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) para este indicador. “A mortalidade por todas as causas encontra-se dentro dos valores esperados para a época do ano, o que indica um reduzido impacto da pandemia na mortalidade”, refere a autoridade de saúde.

No que se refere à pressão da pandemia sobre os cuidados de saúde, o relatório da DGS e do INSA adianta que o número de pessoas em cuidados intensivos nos hospitais de Portugal continental corresponde a 19,2% do limiar definido com crítico de 255 camas ocupadas nestas unidades, quando na semana anterior era de 18%. Os dados da DGS avançam que os hospitais da região Norte são os que apresentam maior ocupação de cuidados intensivos, mas ainda distantes do seu nível de alerta.

Já a percentagem de testes positivos para SARS-CoV-2 entre 19 e 25 de Abril foi de 24,2%, valor que se encontra acima do limiar dos 4% e com tendência crescente, nota também o relatório de monitorização da Covid-19.

A frequência da linhagem BA.2 da variante Ómicron é agora de 86,9%, um decréscimo registado nos últimos dias que pode dever-se ao aumento de circulação da linhagem BA.5, indica o documento. “Destaca-se também o recente aumento de frequência relativa de uma nova sublinhagem da BA.2 (nomenclatura em curso), a qual, tal como a BA.5, apresenta mutações adicionais com impacto na entrada do vírus nas células humanas e/ou na sua capacidade de evadir a resposta imunitária”, sublinha o relatório.

O número de novos casos por 100 mil habitantes acumulado nos últimos sete dias foi de 556 infecções e o índice de transmissibilidade (Rt) está nos 1,02 a nível nacional.

Texto: ALVORADA com agência Lusa