Continente com risco muito elevado de radiação ultra violeta
- Sociedade
- 10/05/2022 10:11
Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também no arquipélago dos Açores as ilhas de São Miguel e Faial em risco elevado e Flores e Terceira em risco moderado de exposição à radiação UV.
A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.
Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao sol. Para as regiões com risco elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protector solar.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado e vento fraco a moderado do quadrante norte, neblina ou nevoeiro em alguns locais do litoral oeste até meio da manhã e no final do dia e pequena subida da temperatura mínima nas regiões do interior.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 9 graus Celsius (em Viana do Castelo) e os 21 graus (em Portalegre) e as máximas entre os 22 (no Porto, Aveiro e Viana do Castelo) e os 33 (em Castelo Branco, Évora e Beja). Para a Lourinhã é esperada uma máxima de 22 graus e uma mínima de 12.
Texto: ALVORADA com agência Lusa