Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Portugal com 47 óbitos na quarta-feira, valor mais elevado desde Fevereiro

covid 19 6

Portugal registou esta quarta-feira 47 mortes por Covid-19, o maior número de óbitos em mais de 100 dias, indicam os dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.

De acordo com a autoridade de saúde, na quarta-feira, dia em que foram confirmados 26.848 casos de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2, foram notificados 47 óbitos, mais cinco do que no dia anterior.

Portugal não registava tantos óbitos diários por Covid-19 desde 17 de Fevereiro, dia em que foram notificadas 51 mortes devido à doença.

Os números da DGS indicam também que, nos últimos dois meses, altura em que o país entrou na sexta vaga da pandemia, morreram por Covid-19 1.455 pessoas, 592 em Abril e 863 em Maio.

De acordo com o último relatório da DGS e do Instituto Ricardo Jorge, divulgado na sexta-feira, a mortalidade por Covid-19 em Portugal atingiu os 41 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, valor que é cerca do dobro do dobro do limiar de 20 mortes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), e com tendência crescente. “A mortalidade por todas as causas encontra-se acima dos valores esperados para a época do ano”, avançou o documento, que associou essa situação ao “aumento da mortalidade específica por Covid-19”.

Henrique Oliveira, matemático do Instituto Superior Técnico e que integra o grupo de trabalho de acompanhamento da pandemia dessa instituição, estimou que os “internamentos em enfermaria e cuidados intensivos e os óbitos vão manter-se elevados até 25 de Junho”, uma vez que o país deve ter cerca de 200 mil pessoas infectadas actualmente.

Texto: ALVORADA com agência Lusa