Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Entrega de documentos para estatuto de cuidador informal prolongada até 31 de Dezembro

Cuidador Informal

Os cuidadores informais podem apresentar até ao dia 31 de Dezembro a documentação necessária para a atribuição ou manutenção do respetivo estatuto, prolongando por mais três meses este regime de excepção.

O prolongamento do prazo foi hoje publicado em Diário da República e segundo a portaria assinada pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, toda a documentação que é necessária apresentar para pedir ou manter o estatuto de cuidador informal pode ser entregue até ao final do ano.

A medida não é nova, o prazo é que passou de dia 30 de Setembro para dia 31 de Dezembro, o que é justificado pelo facto de continuarem a verificar-se “alguns dos constrangimentos nos serviços da área da saúde e da justiça”.

Desta forma, continua a ser permitido que os cuidadores informais possam fazer o pedido para ter ou manter o respetivo estatuto e entreguem a documentação exigida em momento posterior, “nomeadamente a declaração médica e o comprovativo do pedido para intentar ação de acompanhamento de maior”.

A portaria produz efeitos a partir do dia 1 de Outubro.

Hoje assinala-se o Dia Europeu do Cuidador.

Texto: ALVORADA com agência Lusa