Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mau tempo: novo agravamento meteorológico esta quarta-feira alerta Protecção Civil

ANPC 2

Segundo o comandante nacional de Emergência e Protecção Civil, prevê-se para Portugal continental um novo agravamento do estado do tempo esta quarta-feira, entre as 9h00 e as 18h00, em que a chuva poderá ser "persistente e pontualmente forte".

Para a noite de hoje e madrugada de quarta-feira, as previsões meteorológicas apontam para um desagravamento do estado do tempo, com "aguaceiros que poderão ser pontualmente moderados", apesar do "aumento da agitação marítima".

Ao todo, a ANEPC contabilizou hoje 2.777 ocorrências, envolvendo 9.481 operacionais e 3.060 meios no socorro de pessoas e reabilitação de áreas afectadas por inundações.

As Forças Armadas e corporações de bombeiros de Santarém, Viseu e Leiria reforçaram os meios de auxílio aos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais e Loures, nomeadamente com equipamento de bombagem de água. Arronches, Campo Maior, Fronteira e Sousel, no distrito de Portalegre, acionaram os seus planos municipais de emergência.

Mantêm-se os alertas efectuados para as bacias hidrográficas do Minho, Lima, Cávado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Sado.

De acordo com o balanço da ANEPC, continuam afectados os acessos à Autoestrada 8 (A8) em Frielas, Loures, à Radial de Benfica, em Lisboa, e o troço do IP2 entre Monforte e Elvas, no distrito de Portalegre.

O mau tempo causou hoje 82 desalojados em Portugal continental. O balanço, o segundo do dia, foi feito pelo comandante nacional de Emergência e Protecção Civil, André Fernandes, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras. Aos 82 desalojados - distribuídos pelos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém e Castelo Branco - acrescem mais 17 pessoas que terão de ser retiradas, por precaução, das suas casas, na Trafaria, concelho de Almada, precisou André Fernandes. No concelho do Seixal ficaram desalojadas 34 pessoas, enquanto no de Coruche 14, no de Loures 12 e no de Odivelas sete, enumerou. A ANEPC registou, ainda, um ferido ligeiro, em Alcântara, Lisboa.

Continente sem avisos de chuva em todos os distritos até às 9h00

A precipitação forte verificada desde a última madrugada vai acalmar pelo menos até às 9h00 de quarta-feira em todo o continente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No seu ‘site’ na internet, ao princípio da noite, o IPMA retirou os avisos meteorológicos de pluviosidade em todos os distritos do continente, que, à excepção de Bragança, atingiram hoje o nível de aviso laranja, o segundo mais grave da escala do instituto.

Em relação à pluviosidade, o mapa está agora a verde, o que significa que não está qualquer aviso meteorológico ativo.

No entanto, ainda segundo as previsões do IPMA, na quarta-feira volta a precipitação ao continente, embora sem o volume verificado hoje. Nesta quarta-feira, todos os distritos estarão sob aviso amarelo, esperando-se aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada entre as 9h00 e as 18h00. O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Texto: ALVORADA com agência Lusa