Informação sobre cobertura de redes de comunicações em todo o país disponível na plataforma Geoespacial
- Sociedade
- 18/09/2023 14:43
Chama-se Geoespacial a plataforma lançada esta tarde no auditório da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, em Lisboa, que vai permitir conhecer de forma imediata a cobertura de redes fixa, móvel ou de satélite de todos os operadores em território nacional. Segundo um comunicado enviado ao ALVORADA pelo gabinete do secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, o objectivo “é permitir escolhas informadas e apoiar decisão quanto a eventual necessidade de reforço de rede”. Esta plataforma Geoespacial vai ficar de imediato disponível ao público em geo.anacom.pt.
Esta nova ferramenta informática, para além de permitir conhecer em tempo real a cobertura de redes de comunicações de todos os operadores no território nacional, permitirá que qualquer utilizador saiba onde existe cobertura de rede e aferir a qualidade da mesma, quer se trate de rede fixa, móvel ou de satélite. “Trata-se de um instrumento essencial de informação para cidadãos e empresas, que permite avaliar a disponibilidade e qualidade dos serviços de comunicações disponíveis no país e alertar para zonas onde haja necessidade de complementar a rede”, esclarece o gabinete governamental.
Depois, da aplicação ‘tem.REDE?’, que fornecia informação apenas sobre a cobertura móvel, a nova plataforma agrega informação mais completa e com um grau de detalhe que, segundo o Governo é “adequado à optimização de futuros investimentos de forma a atingir os objectivos estratégicos da transição digital e de coesão social e territorial”.
A cerimónia de lançamento da plataforma Geoespacial da ANACOM, que resulta de uma iniciativa legislativa conjunta das áreas governativas da Digitalização, da Coesão Territorial e das Infraestruuras, conta com a presença da ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, do secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, do secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, e da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
Texto: ALVORADA com comunicado da SEDMA