Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho abre esta quinta-feira em Torres Vedras

Museu joaquim agostinho2

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho tem abertura marcada para esta quinta-feira. O novo equipamento cultural encontra-se no espaço do antigo refeitório da Casa Hipólito, no Bairro Arenes, onde irá apresentar uma exposição permanente e uma exposição temporária.

Preservar a memória do ciclista torriense Joaquim Agostinho faz parte da missão do mais recente museu oestino, que pretende, ainda, promover o ciclismo enquanto prática desportiva e social. Segundo uma nota de imprensa do Município de Torres Vedras enviada ao ALVORADA, “para isso, o equipamento irá investigar, conservar, interpretar, divulgar e valorizar os testemunhos materiais e imateriais mais relevantes da história do ciclismo, do uso da bicicleta e da memória e identidade da comunidade ciclística”.

‘53:11 Esforço e Glória. Joaquim Agostinho e uma Volta à História em Bicicleta’ é o nome da exposição permanente, que convoca a um olhar pela história do ciclismo internacional e nacional, destacando a evolução da bicicleta, das modalidades que compõem esta prática desportiva, os seus atletas e as memórias dos adeptos portugueses. A exposição integra um núcleo dedicado ao percurso de vida e desportivo de Joaquim Agostinho, destacando as suas diversas vitórias, aventuras e memórias.

Naquela que é a primeira exposição temporária do museu, intitulada ‘Um Outro Lado da Bicicleta’, convocam-se as mais variadas utilizações da bicicleta ao longo dos tempos. As profissões em bicicleta, a deslocação para as fábricas, o uso militar, a ligação aos movimentos de emancipação feminina, a ligação às novas formas de vivenciar as cidades, o desporto amador e os amores e poesias trazidos pela bicicleta são revisitados através de um olhar retrospectivo.

O serviço educativo do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho irá promover actividades lúdicas e pedagógicas através de programas que abordam o património cultural relacionado com o ciclismo, tendo como missão promover a educação rodoviária, a mobilidade e o seu impacto no meio ambiente, a atividade física e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

O edifício que agora acolhe o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho é um antigo refeitório, que a empresa Casa Hipólito construiu no complexo industrial Hipólito. O edifício foi construído entre Dezembro de 1966 e Junho de 1967 por Altino Gromicho, com notória influência de Le Corbusier e Niemeyer na estrutura. Na sequência da falência da Casa Hipólito, o pavilhão central da fábrica foi demolido para dar lugar à construção de uma grande superfície. No processo de licenciamento desta operação, o Município de Torres Vedras tomou posse deste espaço, por ser um edifício singular com valor patrimonial a conservar.

A abertura do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho está marcada para esta quinta-feira, dia em que a primeira etapa em linha da Volta a Portugal irá partir de Torres Vedras, precisamente junto a este novo equipamento cultural.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados