Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Reportar avistamento de orcas na costa portuguesa é fundamental alertam especialistas em conferência

mar agitado

A divulgação de todas as interacções e principalmente avistamento de orcas na costa portuguesa foi hoje salientada por especialistas como fundamental para prevenir os recentes incidentes envolvendo orcas e veleiros.

De acordo com as conclusões de uma conferência que juntou especialistas mas também velejadores, é “muito importante” que sejam reportados, independentemente da autoridade, esses avistamentos, com toda a informação a ser sistematizada pelos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo.

Os participantes na conferência consideraram também útil a criação de um “alerta orcas”, que consistiria no envio, pela Marinha, de alertas à navegação em tempo real sobre o avistamento de orcas na costa portuguesa.

A investigação e experimentação de dispositivos de dissuasão acústica e de outros “dispositivos inovadores”, foram também temas de debate.

Foi decidido ainda elaborar um protocolo entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional, para “dar continuidade às recomendações e conclusões” da conferência de hoje.

A conferência 'Interacção com orcas' foi organizada pelo ICNF, pela Autoridade Marítima Nacional e pela Marinha Portuguesa e surgiu na sequência das recorrentes interacções de orcas com veleiros na zona costeira da Península Ibérica que já provocaram danos e mesmo afundamento de algumas embarcações.

O encontro de hoje, quando se assinala o 'Dia Mundial da Vida Selvagem', este ano sob o tema 'Parcerias para a Conservação da Vida Selvagem', decorreu todo o dia e discutiu temas como a ecologia das orcas ibéricas, as interações das orcas com veleiros, a dissuasão acústica ou os perigos da utilização de petardos e alternativas a estes.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)