Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Celebre o aniversário da Reserva Natural das Berlengas com uma visita virtual

Berlengas

Neste dia em que se comemora o 38º aniversário da Reserva Natural das Berlengas, é lançada a ‘app’ Life Berlengas, que convida a uma visita virtual a este arquipélago da nossa região que constitui uma Reserva Natural. A aplicação gratuita foi desenvolvida pelo projecto Life Berlengas. Coordenado pela SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o projecto visa restaurar e proteger o ecossistema do arquipélago.

“Com esta ‘app’, qualquer pessoa pode ter as Berlengas no bolso” diz Joana Andrade, coordenadora do projecto Life Berlengas e do Departamento de Conservação Marinha da SPEA. “E se for visitar a ilha, tem informação na ‘app’ sobre o que lá pode encontrar, tanto em termos de infraestruturas e pontos de interesse, como em termos de aves, plantas, lagartixas… e até da própria história da ilha”, destaca em comunicado a responsável da organização ambientalista", diz Joana Andrade, acrescentando que “é partilhar uma paixão e uma vontade de a proteger".

A ‘app’ convida a explorar as paisagens deslumbrantes destas ilhas ao largo de Peniche, desde o esplendor das grutas ao nível do mar às imponentes falésias. Para além de fotografias e informação sobre as várias espécies que vivem e visitam a ilha da Berlenga, a ‘app’ conta a história geológica da ilha e retrata os vários povos que nela assentaram âncora ao longo dos tempos, desde marinheiros romanos aos turistas do século XXI. Pode ainda ouvir os curiosos sons das aves marinhas que nidificam no arquipélago. Para quem quiser passar da visita virtual à visita em pessoa, a ‘app’ descreve o percurso dos trilhos que podem ser seguidos na ilha, e dá dicas para garantir que a visita não perturba o equilíbrio deste tesouro natural. A ‘app’ Life Berlengas pode ser utilizada em português ou inglês e está disponível gratuitamente na Google Play Store e em www.berlengas.eu.

Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, as Berlengas são um importante refúgio para as aves marinhas e para três espécies de plantas que apenas ali existem. Graças ao trabalho do Life Berlengas ao longo dos últimos cinco anos, a vegetação natural das Berlengas tem-se restabelecido, e aves ameaçadas encontram cada vez melhores condições no arquipélago.

O projecto Life Berlengas visa conservar a biodiversidade do arquipélago das Berlengas. Coordenado pela SPEA, o projecto tem como parceiros o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Município de Peniche, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo ainda a Escola Superior de Tecnologia e do Mar do Instituto Politécnico de Leiria como observador. O projecto, que decorre de 2014 a 2019, é co-financiado pelo Programa LIFE+ da União Europeia e pelo Fundo Ambiental. www.berlengas.eu.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)