Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Vimeiro: Segurança Social vai ordenar fecho do lar 'Delicado Raminho'

delicadoraminho

Na sequência da inspecção urgente pedida pela ministra da Segurança Social e da Solidariedade, a Residência Geriátrica 'Delicado Raminho', no Vimeiro, suspeita de negligência junto dos utentes, vai encerrar por indicação do Instituto de Segurança Social, avança esta manhã a SIC Notícias.

Segundo a agência Lusa, a inspecção ao lar foi concluída, “tendo confirmado várias das situações denunciadas” de maus-tratos.

Os familiares dos utentes serão avisados ainda esta quarta-feira do fecho da instituição. O encerramento vai decorrer de forma faseada, para que todos os idosos sejam realojados. No entanto, várias famílias já retiraram, por iniciativa própria, os idosos do lar.

Recorde-se que uma reportagem da SIC denunciou no domingo à noite diversas situações de negligência aos utentes. De acordo com uma ex-funcionária, em causa estão o uso das mesmas luvas para o manuseamento de vários utentes, a existência de feridas por tratar, alimentação pobre e feita com restos de dias anteriores e falta de água quente para banhos aos utentes.

O 'Delicado Raminho' é um lar privado, tem licença de funcionamento e pode receber até 78 utentes, tendo neste momento cerca de 60. Cada um paga, em média, 1.500 euros por mês.

O Ministério Público revelou esta terça-feira que instaurou um inquérito ao lar por suspeitas de maus-tratos.

Texto: ALVORADA com SIC Notícias e agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA